Caspa: veja como tratar

Caspa: veja como tratar

Você já deve ter tido vontade de vestir aquela roupa preta que tanto gosta, ou sentido vergonha diante de desconhecidos quando sua roupa ou seu cabelo parecia ter sofrido um banho de pequenos grumos brancos.

Quem sofre com problemas de caspa vive atrás de uma solução definitiva. No entanto, ainda não se conhece um tratamento que possa erradicar essa situação. Porém se tem várias atitudes que podem fazer a pessoa conviver melhor com caspa.

A Caspa ou Dermatite Seborreica nada mais é que uma descamação exagerada do couro cabeludo e que pode variar de leve, moderada ou grave. Gerada por fatores genéticos que alteram a oleosidade da pele, pode ser agravada mediante algumas situações:

– Stress

– Variações de temperatura (Frio e quente)

– Má higiene do couro cabeludo

– Alimentação gordurosa

– Alimentação rica em carboidratos refinados: Arroz, Macarrão

– Tinturas e alisamentos no cabelo

A caspa não é transmitida de pessoa pra pessoa como alguns ainda pensam e lavar o cabelo diariamente deve ser um cuidado, tendo em vista que o seu cabelo sofra com muita oleosidade. Alguns outros cuidados também podem ser feitos:

– Evitar ficar com cabelo úmido por muito tempo

– Tomar banho com água fria

– Usar shampoo específico para caspa por pelo menos 3 vezes por semana

– Buscar um shampoo que contenha: Sulfeto de selênio, Ciclopirox Olamina ou cetoconazol.

– Redução da ingesta dos alimentos citados anteriormente.

Caso estas medidas não estejam reduzindo a irritação, coceira e a descamação em excesso você deverá procurar o dermatologista para poder avaliar melhor seu caso e realizar algumas investigações para tratamento diferenciado.