Colecistectomia: saiba como viver sem a vesícula

Colecistectomia: saiba como viver sem a vesícula

A nossa alimentação quase sempre tem porções de gordura que nosso corpo, inteligentemente, tem que degrada-las para poder utiliza-las. Porém, muitas vezes as pessoas dão entrada em unidades hospitalares, geralmente após refeições, apresentando fortes dores abdominais, vômito, diarreia, as vezes febre com palidez na pele.

A vesícula Biliar é uma estrutura anatômica de nosso corpo, situado logo abaixo do fígado, que tem a função de armazenar a Bile produzida pelas células hepáticas (células do fígado). A bile é um fluido rico em ácidos que tem a função de degradar as gorduras ingeridas na alimentação.

O colesterol lançado na vesícula biliar tende a ser fragmentado, no entanto, acredita-se que quando a quantidade de colesterol é muito grande ou a substancia química que degrada o colesterol é insuficiente, este colesterol se transforma em cálculos biliar (pedra na vesícula).

Neste sentido, muitas vezes, é indicado e realizado um procedimento cirúrgico chamado Colecistectomia (retirada da vesícula biliar) como forma de afastar esses quadros sintomáticos anteriormente citados. Os cálculos biliares que não causam sinais ou sintomas, como os detectados em exames por alguma outra condição de saúde, geralmente não necessitam de tratamento.

Cirurgia aberta

A remoção da vesícula implica em dizer que a bile já não será mais armazenada no corpo, impondo assim uma dificuldade do organismo em degradar a gordura dos alimentos. Desta forma a bile produzida no fígado já vai direto ser lançada no intestino, o que quer dizer que está sendo jogada em menor quantidade.

Sendo assim, não será apenas a retirada da vesícula que levará a pessoa à uma qualidade de vida próxima do padrão que havia antes do procedimento cirúrgico. Partindo deste entendimento orientamos que algumas medidas devem ser tomadas, principalmente em relação à alimentação, para que não se complique os casos de pessoas que hoje vivem sem a vesicular biliar:

– Manter controle sobre o colesterol

– Evitar Frituras, carnes vermelhas e gorduras em geral

– Controle de peso

– Evitar açucares em excesso

– Evitar bebida alcoólica

         Tem vários medicamentos que podem ser utilizados durante o tratamento sobre colelitíase (pedra na vesícula biliar), no entanto, aconselhamos procurar o serviço mais próximo de sua casa para ver como fazer para que tenha uma vida mais saudável.