Triângulo da Morte: pequenos gestos podem te matar.

Triângulo da Morte: pequenos gestos podem te matar.

Quem aqui nunca extirpou um pelo do nariz, ou não retirou uma espinha do rosto próximo à região nasal? sabemos que estas são práticas corriqueiras em nosso dia a dia. Os padrões estéticos no impõe as vezes a tomar atitudes precipitadas para acompanha-los.

Pois são esses inofensivos gestos que podem, em algumas situações, levar o indivíduo a quadros graves e até à morte, isso mesmo, à morte.

Em nossa face existe um conjunto de vasos (artérias e veias) que servem para levar alimento e oxigênio para essas células da região, bem como trazer substancias tóxicas produzidas por elas.  Infelizmente, diferente de outros vasos de nosso corpo, esses vasos estão muito próximo da base do crânio e têm uma conexão insegura para nosso cérebro.

Essas conexões são inseguras, principalmente mediante às agressões citadas anteriormente (retirada de espinhas e pelos nasais), por que essas atitudes acabam levando micro-organismos (bactérias, vírus, fungos) à nossa corrente sanguínea em um ponto onde as defesas (sistema imunológico) não pode fazer muita coisa.

O nome de Triangulo da morte é dado por neurologistas pelo fato de que as formações vasculares que irrigam a região nasal se mostram em forma de triângulos e se conectam com a nossa base cerebral, levando, muitas das vezes a quadros neurológicos graves devido à um quadro infeccioso. As meningites e abcessos cerebrais são os casos mais comuns gerados por agressões ao chamado triangulo da Morte.

Sabemos que é inevitável o contato manual com nossa região nasal, porém é preciso tomar algunas atitudes que podem minimizar a agressão ao triangulo vascular da Morte:

  • Lavar sempre as mãos para quando em contato com o nariz não levar uma carga muito grande de microrganismos.
  • Evitar espremer espinhas, pois isto abre portas de entrada aos microrganismos.
  • Não retirar os pelos do nariz, apenas cortar um pouco.

Compartilhe com seus amigos e melhore as condições de saúde da população. Sua atitude sempre estará ajudando ao outro.